quadro criativo

uma experiência única

um quebra-cabeça,

um jogo de tabuleiro,

um mundo de possibilidades,

um universo de macramê a ser criado por você!

O quadro criativo é a ressignificação do processo de desenho e planejamento de peças em macramê.
 
É fruto de vários estudos impulsionados pela vontade de criar minhas próprias peças sem ter muita sobra indesejada de fios, além da vontade de fugir um pouco dos números sem ter sempre que fazer tantas amostras e poder deixar somente a criatividade guiar.
CONHEÇA TODA A HISTÓRIA QUE FEZ ESSA IDEIA NASCER:
mas para que ele serve e como funciona?
Todas as minhas criações começam com um esboço no papel: mas e na hora de materializar a ideia, de descobrir quantos fios vou precisar cortar para preencher a largura desejada da peça e como saber quantos nós vou ter que fazer para alcançar a altura que eu quero?
E será que o desenho que esbocei com o lápis realmente vai funcionar? Como os nós vão se encaixar? Vou ter que deixar espaços? Acrescentar mais fios? A proporção vai ficar legal? Melhor fazer com nó duplo, o meio nó ou o festonê?
A ideia do quadro surgiu como uma necessidade de ser mais assertiva na hora de criar e dimensionar os meus projetos: precisava de mais detalhes do que conseguia fazer desenhando no papel e queria facilitar todas as contas e amostras em uma única simulação que me desse segurança na hora de calcular o gasto de metragem!
O quadro veio para isso: unir as etapas de planejamento em uma experiência só, muito mais leve e divertida!
 
É poder testar fazendo, juntar as peças de cada nó para formar os padrões que quiser, descobrir quantas vezes terei que repeti-lo e depois aplicar no meu macramê: seja ele qual for.
 
É como tecer antes de atar os nós!
duas versões baseadas nas medidas reais
Você já percebeu que se seguir um tutorial usando um fio mais fino ou mais grosso do que foi listado, as sobras serão diferentes e a sua peça vai terminar com uma outra proporção? Pois é, não é só no gasto de metragem que o material influencia, e é nesse momento que o quadro mais me ajudou!
Ele foi produzido em duas versões: a original utilizada nas turmas do curso "macramê criativo", e também uma versão reduzida para poder carregar na bolsa! O primeiro e maior simulando o uso do cordão de 5mm e o segundo e menor simulando o cordão de 4mm. 
Mas, isso não quer dizer que ele só possa ser utilizado para esses dois fios! Depois de vários testes, desenvolvi uma tabela que te dá os valores para converter as dimensões do seu desenho para qualquer material que for utilizar.
Você projeta com as peças do quadro e descobre qual vai ser o tamanho real do seu projeto usando o seu fio, de acordo com a tensão que você aperta, seguindo as proporções do seu próprio nó!
Sem surpresas na hora de tecer: é para não ter que acontecer de desmanchar no meio da peça e precisar adicionar mais fios do que você orçou simplesmente porque não preencheu a largura que você queria.
e como ele vai me ajudar no cálculo?
Primeiro, o que mais vai influenciar a metragem dos fios a ser cortada é o material que você vai utilizar, é ele que vai te dizer o consumo em cada nó a ser atado! E para descobrir isso é simples:
 
  1. Pegue alguns fios pequenos de mesmo comprimento
  2. Anote essa medida inicial
  3. Produza 1 nó festonê como exemplo
  4. Meça o comprimento final das pontas utilizadas no nó
  5. Calcule a diferença entre o comprimento inicial e final
  6. E tcharam: esse é o gasto do seu nó com o material utilizado. 
Cada pessoa aplica uma pressão diferente na hora de atar, por isso, nessa parte é importante fazer uma única amostra individual.
 
Depois de feito isso, pode deixar que o quadro cuida do resto pois tendo o desenho claro da sua peça você tem tudo! Afinal, do que adianta você saber somente quanto se gasta em cada nó, se não souber quantos nós terá que fazer?
A grade do quadro não é somente para encaixar as peças de forma alinhada, mas para te ajudar a contar quantos nós cada fio irá produzir e poder calcular o quanto ele será consumidoDepois de ter montado o seu desenho nas proporções que quiser, basta contar quantas peças estão na mesma coluna vertical da grade e essa será a quantidade de nós que uma ponta terá que fazer para formar o padrão de desenho que você criou!
E pronto: multiplicando essa quantidade de nós pelo gasto de cada um você já sabe o quanto cada repetição do seu padrão vai gastar. O resto a ser adicionado são os espaços não trabalhados: o comprimento das franjas e os espaços vazios ou simplificando: a altura total da sua peça.

pronta para criar o seu universo de macramê?

Quadro Criativo

Quadro Criativo

R$ 380,00Preço

acompanhe a emane

  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest
  • YouTube
  • Contato

Para mais informações veja as políticas de troca/devolução e entregas.